Catálogos virtuais de pintura – I – Barroco

05/06/2009 at 7:52 pm (Arte, listas, O que todo mundo deveria saber)

Ontem eu estava horrível… não sei se por causa da entrevista ou por causa da gripe (ou ambas), mas o fato é que à noite não se aproveitava metade das coisas que eu falava. Só chupei bala… kkkkkkk

 Por isso hoje só vou falar de alguns sites sobre pintores achados na internet, já que o assunto está escasso:

title

Web Gallery of Art

Esse site é excelente, tem obras em alta resolução de centenas de artistas, na maioria dos casos as obras completas.  São pinturas européias do século XII ao século XIX, e você procura o artista por ordem alfabética.  Excelente.

summer
 Giuseppe Arcimboldo (maneirista, período pré-barroco)

Este site contém a vida e a obra de Giuseppe Arcimboldo, artista do período que ficou conhecido como maneirismo. É muito legal, ele fazia composições de frutas, verduras e objetos diversos que agrupados formavam rostos. Vale muito a pena ver esse trabalho, muito criativo.

200px-Bild-Ottavio_Leoni%2C_Caravaggio

Caravaggio (barroco italiano)

O maior ícone do barroco italiano pode ser visto neste site. Tem tudo: biografia, obras completas e muitos artigos e curiosidades sobre Caravaggio. Pena que está em inglês, mas dá pra ver as pinturas e em todo caso, a biografia em português sempre pode ser consultada na Wikipédia. Quanto aos artigos, o google tradutor quebra o galho.

Self-Portrait-small

Rubens (barroco holandês)

Site sobre o pintor Peter Paul Rubens, que exerceu grande influência sobre as gerações posteriores. Os rubenistas, como eram chamados, seguiam uma linha de pintura que primava pela cor e pelos efeitos visuais e sensoriais. Em Inglês, com biografia e obras completas.

Self-Portrait-1649-small

Nicolas Poussin (barroco classicista francês)

Este site fala sobre o pintor fancês Nicolas Poussin, que também influenciou as gerações posteriores. Seus seguidores eram chamados poussinistas e eram “rivais” dos rubenistas, pois primavam o desenho, a construção “racional” da imagem, ao invés das sensações. Uma briga bem interessante que vale a pena estudar. Também em inglês, com biografia e obras completas.

slf_prtrt_1640mini

Rembrandt van Rijin: life and works (barroco holandês)

Site muito bom sobre este que talvez seja o maior pintor holandês de todos os tempos. Em inglês, traz biografia, obras completas e informações sobre publicações a respeito do pintor.

vermeer-sign

Essential Vermeer (barroco holandês)

Esse site é muito legal. Traz muitas informações, biografia e estudos sobre Johannes Vermeer, além das obras completas. Traz ainda sites de referencia sobre a vida e a obra do artista.

Self-Portrait-small1
Claude Lorrain (barroco francês) 

 Site sobre a vida e obra do pintor de paisagens francês Claude Lorrain, tambám chamado “Le Lorrain”. Em inglês, contém biografia e obras completas.

portrait

François Boucher (Barroco/ rococó)

Um dos principais nomes do rococó, que alguns teóricos definem como um estilo à parte e outros como uma vertente do barroco. Também em inglês, com biografia e obras completas.

Há ainda outros pintores muito importantes no período, como Annibale Carracci, Jean-Honoré Fragonard e Antoime Watteau, entre outros. Todos podem ser encontrados na Web Gallery of Art (obras completas) e na Wikipédia (biografias em português).

Vem aí a Festa Junina da C&R!

untitled

A idéia ainda está na fase embrionária, mas vai sair! Aguardem!

Ouvindo: Namie Amoro – Full Moon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: