This, mademoiselle, is Pelotas!

15/02/2009 at 11:19 pm (Fotografia, Pelotas)

Casa da Baronesa dos Três Cerros (Museu da Baronesa)

Casa da Baronesa dos Três Cerros (Museu da Baronesa)

Sabe, eu detestava tudo que é antigo, velho, empoeirado, com cara de bibelô de madame. Mas esta cidade conseguiu a façanha de despertar em mim um respeito (e, porque não dizer, amor)por coisas antigas. Esse arzinho francês do século XIX inspira muita delicadeza. Aliás, delicadeza era uma coisa da qual eu estava precisando na vida…

Brechós com objetos Lalique, luminárias Tiffany, pôsters, fotos, livrinhos, móveis maravilhosos (já vi até uma mesa André Boulle original) e uma arquitetura maravilhosa que necessita de um pouco mais de atenção. Saí ontem e fiz umas fotinhas pra mostrar um pouquinho o motivo porque Pelotas é a “Princesa do Sul”.

Clube Caxeiral, onde eu malho

Clube Caxeiral, onde eu malho

Vista da minha porta no trabalho

Vista da minha porta no trabalho

Porta Estilo Art Nouveau

Porta Estilo Art Nouveau

Outra linda portada

Outra linda portada

Prédio do Itaú em estilo (muito) eclético

Prédio do Itaú em estilo (muito) eclético

Bibliotheca Pública, acabou de ser restaurada

Bibliotheca Pública, acabou de ser restaurada

Prefeitura

Prefeitura

Grande Hotel

Grande Hotel

Fonte das Nereidas

Fonte das Nereidas

Praça Cel. Pedro Osório

Praça Cel. Pedro Osório

Doces tipicos (eu bem que tento evitar)

Doces típicos (eu bem que tento evitar)

Depois disso tudo, o que posso dizer? Eu quero um camafeu!

15084424

 

Ouvindo: a gritaria da torcida do Xavante

7 Comentários

  1. Thaís Bunilha said,

    amei as tuas fotos! não por eu ter nascido em Pelotas, mas eu amo demais essa cidade… realmente é muito lindo o ar antigo que essa cidade tem!

  2. Silvani Freitas said,

    Oi, Jaqueline!Adorei as fotos são lindas, eu só estava procurando informações sobre a bibliotheca de pelotas, estou fazendo um trabalho.
    Mas a cidade é realmente linda, fui uma vez para fenadoce, mas com tuas
    fotos com certeza voltarei para uma visita turistica. Sou de Porto Alegre.
    Obrigada!!!!!!

  3. Karen said,

    Que legal ver que amou a minha cidade,. Adorei mesmo ver o que turistas acham da minha cidade natal, sinto orgulho de ser pelotense 🙂

  4. jessica said,

    linda mesmo essa cidade nunca viajei quero conhecer essa cidade

  5. Maria de Fátima Dihl Narcizo da Silva said,

    Conheci Pelotas e me apaixonei pela a arquitetura, pela história, pelo povo, mas, ao mesmo tempo, fiquei triste pelo descaso do poder público por essa maravilhosa cidade, berço da nossa civilização.
    As fotos estão lindíssimas, espero ver muitas outras já com os prédios recuperados.
    Um abraço.

  6. Lucilene said,

    Olaa Conheci Pelotas atravez do meu amor que é dai fui vizitar e realmente que encantei ,tanto pela historia quanto pelas pessoas,um charme de cidede.Pena que é tão longe ..ABRAÇOS

    LUCILENE MARINGA-PR

  7. Gisele Maurente said,

    Olá, minha querida…..com um toque de carinho conseguiste deixar mais glamuroso o que já é, amei tuas fotos, teu olhar sobre nossa Princesa do Sul, eu que nasci e criei-me aqui apenas a alguns meses comecei a admirar nossa arquitetura, nossa história, pois estou cursando magistério, e serei uma professora de História …. a qual fará questão de divulgar esta linda e aconchegante cidade.

    Beijos e volte sempre!!!!

Deixe um comentário

